Sociedade Sinfônica Amigos da Arte Musical

Bragança Bossa Jazz

Índice:

 

A História:

Fundado em 1981, o Bragança Bossa Jazz nasceu durante os ensaios da Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, da vontade de três amigos, Diretores da Sociedade Sinfônica Amigos da Arte Musical, de explorar melhor um novo som que nasceria da união do Jazz com a Bossa Nova.

A inspiração do grupo veio da música instrumental nos gêneros jazz, bossa nova e música popular brasileira. Dentro deste contexto o grupo apresentou em diversos shows, arranjos próprios para clássicos de todos estes gêneros.

Suas apresentações ficaram conhecidas pelo ecletismo e pela grande empatia que causaram junto ao público. A trajetória de espetáculos do grupo tem ocorrido nos mais variados locais, tais como clubes, teatros, festivais de música e universidades.

O Bossa Jazz fez uma apresentação especial com a Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, tocando arranjos especiais de músicas brasileiras.

Sua formação básica é a seguinte: piano - José Roberto Ninni, contrabaixo - Fábio Calzavara Júnior, bateria - Victorio Calzavara, guitarra Gilson Ferreira.

Os grupo possui alguns CDs gravados, dentre os quais há uma coleção de 5 álbuns duplos comemorativos de 20 anos que guardam a história do Bossa Jazz. Outros três CDs "comerciais" gravados ao vivo na Casa de Cultura de Bragança Paulista e que podem ser adquiridos pelos interessados.

 

Conheça melhor os integrantes do Bossa Jazz:

José Roberto Ninni - piano
Iniciou seus estudos com o professor Adelson Azevedo Jr., em 1958, em Bragança Paulista. Fez aperfeiçoamento em improvisação e harmonia com Didi no Conservatório Paes de Barros em São Paulo. Integrou o conjunto de bailes Blue Boys como diretor artístico e tecladista, onde se apresentou em vários canais de televisão.

Gravou "jingles" de sua própria autoria para empresas. Participou de vários workshops de jazz. Atuou como flautista na Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista. Hoje é um estudioso de harmonia moderna, dando orientação a vários tecladistas e tem a bossa nova como tendência musical de sua geração.

É também formado em Administração de Empresas pela Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo e dedica-se a música e ao comércio. Atualmente participa com piano acústico e teclados e compõe os arranjos do Bragança Bossa Jazz.

 

Fábio Calzavara Júnior - contrabaixo
Filho de Fábio Calzavara, músico fundador da Sociedade Sinfônica (SSAAM), iniciou seus estudos com Agrício da Costa Muniz, músico da Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, ingressando logo após na Escola Municipal de Música de São Paulo, onde deu continuidade aos seus estudos de contrabaixo acústico (clássico) com o professor Marco Antônio Brucoli.

Pesquisando o baixo elétrico participou de estudos especializados recebendo diploma de Master Class com o baixista inglês Duncan Matier. Estudou teoria e leitura em 7 claves com o professor Francisco Celano.

Integrou o Blue Boys e apresentou-se como convidado nas orquestras sinfônicas de Pouso Alegre, Campinas e Guarulhos. Atualmente pertence ao quadro de músicos da Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista e é Diretor do Patrimônio da SSAAM.

Sua tendência é totalmente clássica, defendendo o jazz como arte instrumental. Exerceu o cargo de inspetor da Orquestra Sinfônica da USP. É formado em Direito mas dedica-se apenas à música.

 

Victório Calzavara - bateria
Filho de Fábio Calzavara, músico fundador da Sociedade Sinfônica (SSAAM), iniciou seus estudos de música com o Maestro Demétrio Kipman e bateria sob a orientação de Dario Giovannini. Em São Paulo fez estudos de jazz e big-bands com Dirceu Medeiros e Duda Neves.

Principais orquestras que atuou como baterista: Roberto Ferri, Clodo e sua Orquestra, Orquestra Panamericana, Orquestra de Willian Fourneaut e Modernistas de Itatiba. Fundou e dirigiu o conjunto Blue Boys por dezoito anos, estudou percussão clássica com Cláudio Stefan, cursou a Escola Municipal de Música de São Paulo (E.M.M.) e diplomou-se pela Ordem de Músicos do Brasil.

Como percussionista atuou nas Orquestras Sinfônica de Guarulhos, Pouso Alegre e São José dos Campos. 

Aposentou-se na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Atualmente é percussionista da Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista e baterista do Bossa Jazz. É formado em Letras mas dedica-se inteiramente à música.

 

Discografia:

In Concert - Vol. 2

  1. Antigua
  2. Stranger in paradise
  3. Diálogo
  4. Autumn leaves
  5. Luiza
  6. Chega de Saudade
  7. Horizonte
  8. Inverno portenho
  9. My favorite things
  10. Aria
  11. Cidade vazia
  12. Na baixa do sapateiro
  13. Amorosa

 

In Concert - Vol. 1

  1. Doce de côco
  2. Sound of love
  3. Samba de uma nota só
  4. Rosas
  5. Alice in wonderland
  6. Two kites
  7. Nuages
  8. Trenzinho do caipira / Cais
  9. Eleonor Rigby
  10. Naná

 

Lembranças 2

  1. Yesterdays
  2. All of me
  3. Moonglow
  4. Speak Low
  5. Razão de Viver
  6. Tico Tico no fubá
  7. Homenagem à Elis
  8. Aos nossos filhos
  9. Three to get ready
  10. Summertime
  11. Baubles Bangles and Beads
  12. Summit
  13. Ultimo Tango
  14. Sushi e batida diferente
  15. Influência do Jazz
  16. Full House

 

Lembranças

Gravado entre 2006 e 2007 na Casa de Cultura de Bragança Paulista, conta com a participação de Gilson Ferreira (guitarra), Fabricio Calzavara (percussão), José Carlos Damázio (percussão), Cleize Bellotto (vocal) e Jedaias Teofilo Pereira Jr. (sax alto).

  1. Besame
  2. Valsa pra Nana
  3. Paulista
  4. Here to Stay
  5. Dindi
  6. Bye Bye Brasil
  7. Fotografia
  8. Lembra de mim
  9. Waltz Limp
  10. I Will Wait for You
  11. Luiza
  12. Você Vai Ver
  13. Tune Up
  14. Sister Sadie
  15. Claudia

 

Trio Bossa Jazz & Convidados 2004

    Gravado ao vivo na Casa de Cultura de Bragança Paulista em 30 de abril de 2004. O CD conta com a participação de Gil Ferreira (guitarra), Guilherme Calzavara (trumpete e percussão) e Juninho Pereira (sax e flauta).

  1. Lullaby of Birdland
  2. Invitation
  3. Casa Forte
  4. Yardbird Suite
  5. Estate
  6. Blue Rondó a la Turk
  7. Arrastão/Ponteio
  8. Daahoud

 

Bossa Jazz & Convidados 2003

    Este CD foi gravado ao vivo na Casa de Cultura de Bragança Paulista em 6 de julho de 2003. O CD conta com a participação de Gil Ferreira (guitarra), Guilherme Calzavara (trumpete e percussão) e Juninho Pereira (sax e flauta).

  1. Autumn Leaves
  2. A Felicidade
  3. Meia Lua
  4. A Rã
  5. Insensate
  6. Odeon
  7. Horizonte
  8. Curumim
  9. Upa Neguinho/Casa Forte
  10. Caravan
  11. Eu sei que vou te amar

 

Trio Bossa Jazz & Trumpetando

Este CD é gravção do show do Bragança Bossa Jazz, na época ainda chamado Trio Bossa Jazz, com o conjunto Trumpetando na Casa de Cultura de Bragança Paulista realizado em 08/06/2000.

  1. Suite p/ 5 trumpetes
  2. Uma Fantasia Brasileira
  3. Undecided
  4. Teach me Tonight
  5. I Want to be Wanted
  6. A Night in Tunisia
  7. The Entertainer
  8. Five Jazz
  9. Salute to American Jazz
  10. Anos Dourados
  11. Águas de Março
  12. Surfboard
  13. Samba do Avião
  14. Estamos Aí

 

Coletânea Trio Bossa Jazz & Convidados

Através de gravações amadoras realizadas em alguns shows, esta coletânea guarda a história do grupo desde sua fundação, em 1981. É composta por 5 volumes contendo 2 cd's cada. Todas as gravações fazem parte do acervo do Bragança Bossa Jazz e não são comercializadas.


Site feito por José A. Daidone Neto
e Leonardo P. Calzavara