Sociedade Sinfônica Amigos da Arte Musical

A Orquestra

A Orquestra Sinfônica de Amigos da Arte Musical de Bragança Paulista - OSBP, considerada uma das mais antigas do país, fez seu concerto inaugural no dia 09 de maio de 1931 sob a liderança do Maestro Demétrio Kipman, que tocava piano e sinalizava para os músicos. Em 1945, catorze anos após a fundação da orquestra, com a chegada da professora Conceição Barker Barra, Demétrio deixou o piano e passou a reger o grupo. Em 1962 deu por terminada sua atuação na orquestra sinfônica, mudando-se difinitivamente de Bragança Paulista. Sua história pode ser encontrada neste link.

A Orquestra já esteve, também, sob regência dos maestros Ernesto Mascaretti, Fernando Amos Siriani, Nasari Campos e tem como seu atual regente o renomado maestro Eduardo Ostergren, importante personalidade da música erudita, cuja formação inclui mestrado e doutorado na Southern Methodist University do Texas e Indiana University. O maestro, atualmente, é professor do curso de pós graduação em música da Unicamp.

No decorrer de sua história a orquestra teve uma significativa evolução técnica, permitindo que os concertos passassem a ser realizados com a presença de solistas de renome, tais como: Sonia Muniz de Carvalho, Helena Jank, Ana de Oliveira, Eudóxia de Barros, Thibault Delor, Katryn Krueger (Viena - Áustria), dentre outros.

A trajetória da orquestra está documentada num acervo histórico através de fotografias, partituras, fitas cassetes e, mais recentemente, em CDs, onde estão gravados muitos dos concertos realizados.

Conheça os Regentes da OSBP :

Galeria de Fotos dos Spallas da OSBP

Galeria de Fotos da Orquestra

Conheça os Solistas Convidados desde 1996:
(currículos transcritos dos programas)

Site feito por José A. Daidone Neto
e Leonardo P. Calzavara